um convite à responsabilidade




Acredito fielmente que um dos males da sociedade atual é “endeusar” coisas que deveriam ser comuns, simples. Um relacionamento baseado em fidelidade é posto nas redes como “meta de relacionamento”, uma pessoa que compartilha algo que tem com alguém em situação de rua é santificada, pais que cuidam de seus filhos, pessoas que superam barreiras entre outros são colocadas como padrões a serem alcançados, uma “meta de vida”. Meu objetivo aqui claramente não é desmerecer nenhuma dessas pessoas e atitudes indiscutivelmente boas, pois, assim como todos, meus olhos também se enchem de alegria em ver exemplos como esses de relacionamentos e vida, isso me inspira e reafirma que é ainda é possível.

Tudo que exaltamos subtende-se que é algo que é algo acima de nós. Passamos muito tempo olhando esses tipos de coisas na internet e em nossas mentes desejando ter uma esposa ou esposo como aquele do vídeo, filhos ou pais como aqueles que fulano compartilhou ou um estilo de vida como ciclano e com isso rejeitamos dentro de nós essa realidade pelo pensamento de “essa pessoa conseguiu, eu não conseguiria”.

A frase “a grama do vizinho é sempre mais verde” também cabe à questão. Não é segredo nenhum que o que é exposto em redes fica longe da realidade do dia a dia, da rotina, do rosto sem maquiagem, das brigas de casais e por aí vai...mas pergunto: se sabemos disso tudo, porque persistimos em contemplar as vidas alheias ao invés de tornar a nossa o melhor possível?

A bíblia nos exemplifica, ou melhor, nos dá um manual sobre diversas coisas que devemos fazer e ser. Sobre o ajudar próximo, a palavra nos diz em 1 João 3:17-18 que “se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. ” Sobre a fidelidade está escrito em Mateus 19:6 “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe", e sobre o verdadeiro Amor, a bíblia está cheia de incríveis descrições e dicas sobre o que se trata (ler 1 CO 13). Destaco essas passagens para dizer que: já pensou que aquilo que você olha com brilho nos olhos os outros fazerem não é uma meta e sim uma obrigação sua?

Se começarmos a olhar coisas que antes eram como “metas de vida” como “obrigação de vida”, veremos a responsabilidade que carregamos para conosco e com os que convivem com a gente. Atitudes como a de ser fiel, honrar nossas famílias, compartilhar o pão com o próximo e o amar como a nós mesmos, amar os inimigos e orar pelo que nos perseguem são mais do que atitudes que podemos ter, são atitudes que devemos ter, sim, não são mais do que a nossa obrigação.

É chegado o momento de nos tornarmos menos contemplativos das realidades alheias e mais seguro do que nós temos em nossa realidade e naquilo que temos como obrigação com as pessoas ao nosso redor e conosco. Talvez quando encararmos as coisas de modo diferente, vamos parar de endeusar pessoas e suas atitudes como melhores do que as nossas e apenas agradecer, compartilhar e cultivar a boa consciência e alegria de estar fazendo a nossa parte no propósito ao qual fomos chamados individualmente.

"Pois quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?"

1 Coríntios 4:7

Comentários

Postagens mais visitadas