O que é amor?


Amor...Ah, o tal do amor...Muito falado não é mesmo? Estampado em capas de livros, revistas e enchendo as legendas de fotos nas redes sociais ele está lá...Ou será que não?

Muitos conhecem 1 Coríntios 13, onde o amor é descrito de modo dito por alguns como "utópico" ou "difícil demais para ser real". Já cheguei a ouvir que é como se o amor descrito nessas passagens por Paulo fosse como uma mera poesia, algo que apenas Deus em sua soberania poderia cumprir com seu infinito amor que sente por nós. Mas, dentre outras questões a principal que me ocupa a mente e espero conseguir colocar em palavras é : O que é amor?

Para se entender muito do que se tem como adquirido socialmente hoje é preciso buscar informações sobre sua origem, procurei a da palavra amor e vi várias definições de origem e significado, mas, em comum em várias fontes encontrei esta como a de "plantar, semear", e como definição percebi que esta se encontra em grande parte relacionada ao amor de homem e mulher, um amor colocado como "primordial", aquele que podemos ver nos filmes, da mocinha bonita e bondosa que se apaixona pelo príncipe do belo sorriso que vem montado em um cavalo branco com uma flor na mão e uma carta de juras de amor em seu bolso para viver uma vida "feliz para sempre" ao lado da bela jovem que o corresponde do mesmo modo. 

Amar segundo o que Deus me ensina através da bíblia sempre foi visto por mim como um enorme desafio, noto esse amor totalmente contraditório ao pregado e visto por aí na vida e em filmes, como dito anteriormente. Nós comemoramos o amor dos jovens apaixonados e desejamos que o vilão do filme seja preso e morra na cadeia para pagar pelo mal que fez, já a palavra de Deus nos diz que devemos amar os nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mateus 5:44-45), hoje em dia entendemos e ouvimos muito dizer sobre a valorização do amor próprio, o "EU acima dos outros", antes o mal alheio do que este cair sobre nós, não é mesmo? Já na bíblia lemos: "Pois toda a Lei se resume num só mandamento, a saber: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:14), percebe a contradição? Como assim vou amar o meu inimigo? Orar pelo que me persegue? Como amar o meu próximo com o mesmo amor que me amo? Isso de verdade parece difícil demais para se cumprir né? Essa e outras questões que me tiram o sono e me arrancam milhões de pensamentos...

"Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1 João 4:8)

Voltemos a questão principal, "O que é amor?", li em um blog umas respostas de umas crianças de 4 à 8 anos quando questionadas sobre essa questão e a resposta que mais me brilhou aos olhos foi “Há dois tipos de amor, o nosso amor e o amor de Deus, mas o amor de Deus junta os dois“ Jenny, 4 anos , sim, tamanha sabedoria veio de uma pequena mocinha de apenas 4 anos de idade, sua pequena frase me veio como uma bomba de verdade que me lembrou do versículo citado acima. DEUS É AMOR, e aquele que não ama não conhece a Deus, a partir do grande amor imerecido que recebemos, percebemos o quão pouco podemos compreender e de fato definir o amor apenas com regrinhas em palavras, o amor imerecido, dado a ricos e pobres, mocinhos e vilões, é um desafio para nossa compreensão humana de amor limitada apenas à alguns, à aqueles que nos fazem bem, à aqueles que me "amam de volta". 

A demonstração pura de amor (em minha opinião) está expressa na famosa passagem de João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de TAL maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna." , Deus não deu seu filho para morrer por sua família, amigos, discípulos, para os mocinhos bons e mocinhas boas, mas para que TODO aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna, não condicionou esse amor à uma pessoa, mas demonstrou a todos, sacrificou seu único filho por todos!

Voltemos à origem da palavra : "plantar, semear", o quanto será que temos plantado, semeado, em amor na vida das pessoas? A maior carência que se vê hoje em dia não é a do pão, do abrigo, por mais que esta esteja de fato presente e devamos nos preocupar com aqueles que se encontram nessa situação, mas a maior carência, que invade coração de ricos e pobres, em todos os lugares, é a carência de amor! Aquele amor de 1 Coríntios 13 que diz que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta", até quando este vai nos parecer "poesia" ? As vezes nem aqueles vivem ao nosso redor e que temos imenso carinho recebem sementes do nosso amor por eles, nem expresso em palavras, e muito menos em atitudes, imagina o nosso próximo, "aquele fulano, fulana que não sei nem o nome", "aquela pessoa má que me odeia e me persegue", "o meu próximo como a mim mesma", amar é um exercício, assim como plantar, exige esforço, atenção, um preparo de solo e principalmente uma semente boa! 

Então vamos semear? Temos um Deus que nos ama, e quando o amamos acima de todas as coisas (Mateus 22:37-39) podemos descobrir o verdadeiro amor que nos enche e nos mostra o nosso verdadeiro valor, através desse amor recebido podemos distribuir porque a fonte que recebemos é a Eterna, imensa, não acaba nunca, não é como a nossa própria fonte que procede de sentimentos e emoções momentâneas que começam e acabam num piscar de olhos, com esse amor eterno podemos conduzir pessoas para essa imensidão que não vê a quem, não "ama mais" ou "ama menos", apenas ama, sem "porquês" mas "com certezas"! 

"Acima de tudo, revistam-se do amor, que é o elo perfeito." ( Colosensses 3:14 )

Comentários

  1. Que texto lindo! Que escritora linda!!
    Me lembra o quanto o que chamamos de amor geralmente é tudo menos amor rsrs. Chamamos de amor nossa obsessão, nossa possessividade por alguém, nossa carência, nosso ciúme, nossa obstinação, nossa idealização. Amamos o nosso ego, nosso prazer e bem-estar e achamos que sabemos amar.
    A verdade é que esse tipo de 'amor' não nos educa nem nos faz crescer, apenas faz de nós mais um egoísta debaixo do sol, dentre tantos outros. É a porta larga que nos conduz à perdição, o fim dela é uma vida amarga e sem significado.
    Texto lindo que me faz pensar o quão distante ainda estou do amor conforme Deus, mas o qt Ele deseja me fazer aprendiz do Seu amor!
    Jonatas

    ResponderExcluir
  2. Bom texto que tece uma reflexão instingante e que confronta os conceitos equivicados e/ou
    incompletos sobre o amor. Em tempos de erotização exacerbada ou de
    associação meramente de atos de
    filantropia, a prática do amor
    centraliza-se muito no objeto, na
    meritocracia, na passionalidade
    explosiva e sempre na espera de
    retorno, reconhecimento e num
    escambo sentimental. Amor de Deus é
    centrado no sujeito, pois, graça por si só
    já denota ausência de mérito por parte
    do agraciado. Viver esta base do
    evangelho, é fato, precisa partir de uma
    decisão em não se amoldar em nossos
    conceitos e emoções tão voláteis. A
    biblia nos diz em Jeremias 17:09 fala o quão é enganoso nosso coração, se guiar apenas por ele é um terreno perigoso e ardiloso. Por isso mesmo, contrariando o romantismo míope, o amor e decisão em fé, e fé é atitude, e João 3:16 nos diz que quem ama se doa e abençoa, sem esperar retorno. Que Deus nos dê graça e nos capacite a viver esta pequena palavra em sua
    grandeza. Mais uma a congratulo pelo texto preciso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas