SOLITUDE



Solitude, diferente de solidão, é o estado da pessoa estar só, uma opção. Hoje em dia, com a enxurrada de informações que recebemos de todos os lados e principalmente nas redes sociais que nos dão a falsa impressão de que as pessoas sempre têm algo que nós não temos, mas que “deveríamos” ter, muitos amigos, um(a) namorado(a), bens materiais, posições sociais, likes. Nossas ambições passam a ser conformadas segundo padrões que não paramos para nos questionar sobre a veracidade, ou paramos e criticamos e sabemos que não seremos supridos por coisas assim mas não o suficiente para mover um dedo em pró de uma mudança, uma postura. Minha intenção aqui não é dissertar a respeito das redes e a influência destas nas nossas vidas. Mas chegar à uma questão chave que muito tem me incomodado: porque temos tanto medo da solitude?

Quando lemos sobre grandes homens e mulheres na bíblia e principalmente sobre o próprio Jesus, podemos notar que grandes partes passaram, no preparo e durante seus ministérios, por diversos momentos de solitude “eu e Deus”. João Batista, por exemplo, que desde o ventre de sua mãe teve experiências com o Espírito Santo (Lucas 1:41), tendo seu propósito definido mesmo antes de seu nascimento, até sobre ele a palavra diz que "...o menino crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel." (Lucas 1:80), porque então nós queremos os propósitos e não queremos o deserto?

O mundo ao nosso redor sempre vai oferecer algo para tentar suprir nossas carências das mais diversas formas, carência de status, carência emocional, carência de sentido, carência de posses. É como uma bola de neve sem fim, quanto mais nos suprimos com nossos próprios meios, mais vamos fundo e fundo ao poço onde não terá nada quando chegar no fim. Se você se encontra inconformado dentro de si, com a sensação de que algo dentro de si precisa ser reajustado, entendido, tratado, meu conselho é: se permita ficar sozinho(a) em solitude.

Não confundamos solitude com solidão, não estou querendo dizer que aconselho que você se tranque dentro de si e dos outros, mas que permita-se abrir para si mesmo e para o Senhor. A solidão vai te afastar de tudo e de todos, a solitude te aproximará de si, de Deus, e nos dará a capacidade de nos achegarmos aos outros não mais com as carências, mas no sentido vulnerável de se conectar, compartilhar, se ajudar, amar. Para alguns pode significar sim o afastamento momentâneo e saudável das multidões para um tempo sozinho consigo, para outros pode ser um tempo de maior conexão com amigos mais chegados, um pedido de ajuda, um tempo de descanso “havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco". (Marcos 6:31)

Que tal passar um tempo no deserto? “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” (Marcos 1:35), o deserto da solitude nem sempre vai significar um tempo pacífico, para uns pode significar um tempo de conflitos internos, tentações, impressão de solidão, como já aconteceu com Jesus (marcos 6:31), e para outros um tempo de reajuste de posições, emoções, gestão de pensamentos e etc mas, com certeza, em ambos os casos será um tempo de imenso aprendizado, tempo de oração, comunhão e direcionamentos de Deus, o único capaz de nos completar, suprir nossas carências e curar todas as nossas feridas. Por fim, independentemente do que significar para você esse tempo no deserto: permaneça lá até que esteja pronto para sair, e saia até que precise retornar para lá, a escolha de ir é somente sua.


“Também no deserto vocês viram como o Senhor, o seu Deus, os carregou, como um pai carrega seu filho, por todo o caminho que percorreram até chegarem a este lugar.”

(Deuteronômio 1:31)

Comentários

Postagens mais visitadas