PERSISTÊNCIA


Nós somos quase sempre movidos a pensamentos e emoções, nascemos e crescemos querendo preencher lacunas dentro de nós, lacunas de sede por conhecimento e independência, vontade de pertencimento e de “se descobrir”. Nascemos para nos mover e sentir e nos é muito difícil as vezes parar, fundamentar, silenciar, aquietar. Quanto mais gastamos esforços em tudo isso mais nos deparamos com a total incapacidade de controlar e fundamentar algo mais simples e perto da gente: nós mesmos. Quando percebemos que não conquistamos o que queríamos, o que achamos que queremos, ou quando conseguimos e percebemos que não era o que imaginávamos caímos às perguntas primárias: “Quem sou? O que estou fazendo? Para onde estou indo?”

Uma imensa falha nossa é querer passar rápido pelo início, pular os meios e chegar logo ao fim onde teremos tudo que ansiamos ou achamos que ansiamos. Somos rápidos em ideias e vontades e tardios em persistir nelas. Descobri que os barcos têm uma peça fundamental, seu nome é quilha, eu não sabia da existência dessa peça mas descobri que ela não é só importante quanto é fundamental pois a quilha se estende da proa à popa do barco e é como uma espinha dorsal que tem a função de impedir que ele tombe para os lados.

Do que nos adianta o leme para nos dar direção se não temos a quilha que nos impede de tombar para os lados? Do que nos vale a intenção, os planos, sonhos, se não temos a capacidade de fundamentá-los com persistência? A auto sabotagem é um dos erros mais cruéis que podemos cometer conosco (em minha opinião), pois quando nos enganamos nos impedimos de ser, entregar e conquistar aquilo que de fato somos e nos pertence. É como correr atrás do vento.

É para lá de saudável sentar quietinho consigo e se perguntar s-i-n-c-e-r-a-m-e-n-t-e as questões que falei ali acima: “Quem sou? O que estou fazendo? Para onde estou indo?” e acima de tudo, ser sincero nas respostas. E, se você, como eu, acredita que não existe benefício maior do que ter Deus como leme e Cristo e o Espírito Santo como quilha no barco da vida, direcione essas mesmas perguntas a Ele e aguarde com grande expectativa os preciosos fragmentos das respostas dEle que recebemos dia após dia. Um dia por vez.

Que num mar de tanta confusão e tempestade dentro e ao redor de nós possamos aproveitar a viagem com um barco simples, mas bem fundamentado. Persista! Permaneça! Aquiete-se e descanse! É como uma música que ouvia muito quando criança: “Com Cristo no barco tudo vai muito bem, vai muito bem, vai muito bem...”

"Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”"

(Mateus 8:23-27)


Comentários

Postagens mais visitadas