Um convite a uma nova visão...




Um dia desses quando estava descendo a linha do tempo no facebook vi uma daquelas fotos de desenhos que dependendo da perspectiva que se olha parecem coisas distintas, tipo aquele "duck or bunny?" que se você olhar de um ângulo, é um pato e de outro, é um coelho! Aí começa aquele dilema, é um pato? É um coelho? São os dois? E a conclusão mais correta é: depende do modo que você está olhando.

Assim como o óculos para o míope, a compreensão cautelosa das coisas nos ajuda a evitar as precipitações de nossos olhos enganosos quanto às situações que passamos. As vezes acostumamos os nossos olhos a ver tantos coelhos, que perdemos de vista a família de patos que passa ao nosso lado. A pergunta é: sobre você, qual tem sido o seu ponto de vista? Duck or bunny?

Nós, muitas vezes, criamos vícios em nossas visões, que nos acompanham a muito tempo e nós nem nos damos conta. Alguns de nós viciamos nossos olhos a sempre ver o problema das coisas, outros sempre vêem o problema em si, independente do que aconteceu, o que passa na mente desses em seguida é o pensamento de "é, eu não faço nada certo mesmo", por outro lado, há aqueles que sempre vêem o problema no outro é o famoso "ó, eu posso até ter feito isso MAS foi porque fulano primeiro...". Todos os pontos de vistas ruins como o olhar ruim sobre os outros, sobre Deus e sobre as situações geralmente fluem de uma visão inicial errada que temos sobre nós mesmos (Provérbios 23:7), entende-se aqui que não falo da visão geral em si, mas do modo que se vê, a intenção de nossos corações. 

Mude seus pensamentos sobre si, que automaticamente as lentes da sua mente o farão ver tudo com uma perspectiva nova e mais leve. Você se conhece? O primeiro passo para uma visão nova sobre si é o autoconhecimento, este que carrega tudo de bom (nossas qualidades) e de ruim (nossos defeitos) que temos e que todo mundo tem. Você mora em si, você convive consigo o tempo todo, se você não for a sua mais fiel e sincera companhia, o que esperar dos outros? 

Quando você não convive bem consigo, o peso nas pessoas ao seu lado começa a ficar grande pois colocamos responsabilidades de nós para conosco para os outros para conosco, peso este que é muito pesado para qualquer um carregar e que traz consigo uma porção de relacionamentos superficiais e/ou possessivos pois passamos pro outro o que cabe a nós. Então apresente-se a si, arrume o lar dentro de você, sente no sofá e aproveite a estadia.

Depois de uma reconciliação consigo, a lista de coisas boas e ruins podem ficar grandes, agora é a hora de conversar sobre você com o seu Criador. Como falei anteriormente, os nossos olhos nem sempre enxergam a realidade, a nossa vida e tudo que passamos vão aos poucos moldando e mudando as nossas mentes. Precisamos deixar que o nosso Criador seja a lente em nossos olhos para nos mostrar agora a visão que ELE tem sobre nós. 

"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
(1 Samuel 16:7)


Quem é melhor para nos mostrar os patos e coelhos da nossa vida do que Aquele que criou ambos? Independente do que pensamos sobre nós ou os outros, a verdade final gravada em nossos corações é Aquela que nos deu a vida, que nos amou e que nos escolheu. Somos filhos amados, e essa visão que o Pai tem sobre nós não muda, quer você queira ou não. A busca pelo autoconhecer é rasa quando perdemos de vista o propósito para o qual fomos criados e o amor que presente esteve e está contando nossos cabelos fio por fio, nos mostramos, acima de tudo, quem somos pra Ele! Precisamos educar os modo que temos visto a nós mesmos e tudo ao nosso redor, mas, acima de tudo, educar os nossos olhos a se manterem fitos nAquele que tudo sabe e fez!

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Provérbios 9:10)








Comentários

Postagens mais visitadas